A raça Mangalarga Machador é conhecida mundialmente e, sem dúvida, é uma das queridinhas de muitos criadores de cavalos.
Você já parou para pensar em como deve ser as instalações adequadas e o ambiente para receber esse animal em sua fazenda ou haras?
Pensando nisso colocamos aqui abaixo alguns pontos necessários para preparar o ambiente para receber esse equino:
1 – Verificação da propriedade em relação ao clima, topografia, qualidade de solo, pastagens.
2 – Localização e acesso são essenciais para a viabilidade de transporte sem desconforto e transtornos, evitando o estresse do animal.
3 – Os tipos de baias usadas devem ser ventiladas e evitar que o animal seja exposto ao calor e ao frio em demasia. O cavalo é um animal sociável então as baias devem ser construídas de forma que ele tenha contato com outros animais.
4 – Comedouros e bebedouros: aproveitando o uso das tecnologias, implantar um bebedouro automático seria uma ótima ideia, dessa forma não faltaria água nas baias. Já os comedouros devem ter manutenção diária e devem ser separados de acordo com a alimentação do animal.
5 – Pisos das baias sempre merecem uma atenção maior, os mais utilizados são os emborrachados, aplicados com o intuito de garantir a segurança do animal.
6 – Campo ou pastagem adequados garante o melhor desempenho do animal e até mesmo valorização da propriedade. Neste ponto, recomendamos a consultoria de um especialista em nutrição equina ou, caso seja do seu interesse, este especialista pode ser você mesmo. Com dedicação e estudo você consegue chegar à nutrição adequada ao seu animal de acordo com as condições reais. Aqui temos uma boa sugestão para você que procura o melhor para o seu Mangalarga Marchador.
7 – E por último, ressaltamos a importância do conhecimento do atendimento básico ao animal. O animal pode necessitar de algum atendimento urgente e, o criador, tendo uma noção dos primeiros socorros adequados, poderá salvar a vida do seu Mangalarga Marchador até a chegada de um especialista.
O equino Mangalarga Machador precisa desses cuidados e de muitos outros para garantir sua performance e bem-estar.
Como a equinocultura é crescente em grande parte do país é necessário o investimento em formas de capacitação na área, não é mesmo?
Então clique e confira na prática alguns métodos para garantir o sucesso da sua criação.
Fonte: Equipe Escola do Cavalo