O movimento de repressão, o empurrão e a apresentação da traseira são os sinais de comunicação emitidos pelos cavalos, numa linguagem bastante peculiar.
Nos mais corajosos e dominadores prevalece o movimento de repressão, linguagem em que o animal coloca o corpo na frente do outro, impedindo-o de avançar.
A forma mais violenta de dominação é o empurrão com o ombro. Já a apresentação da traseira ocorre quando o cavalo demonstra que vai escoicear.
Enquanto encocheirados ou soltos, os cavalos demonstram grande alegria, exibindo um corpo flexível, cheio de movimentos, que simplesmente explora todas as suas possibilidades.
São oito os sons principais com que os cavalos se comunicam. Relincho é o mais conhecido. Trata-se de um som longo, alto e agudo, usado para chamar a atenção sobre algo ou de alguém.
A saída bruta de ar pelas narinas, que trepidam, dá origem ao resfôlego. É, também, uma forma de limpar as vias respiratórias, aumentando a oxigenação. Muitas vezes, é usado para alertar outros animais, de algo novo e ameaçador.
Um som emitido com a boca fechada, o guincho é baixo e frequente, em encontros não muito “românticos” entre éguas e garanhões. É do tipo “não estou gostando”.
A ideia de namoro, ou de um cumprimento maternal, manifesta-se pelo ronco, um som grave, curto e descontínuo. Quase sempre está ligado ao reconhecimento, a um sinal leve de excitação, ou porque viu um cavalo amigo, uma pessoa querida.
O ronco de namoro é o mais excitante, pois é acompanhado do bater dos cascos e o movimento da cabeça, pescoço e cauda. Muitos cavalos reagem dessa forma na aproximação de seus donos.
Em estados emocionais intensos, ocorre o urgido, que é um som agudo, comum entre os cavalos selvagens.
O sopro é semelhante ao resfôlego, mas sem trepidação, sendo mais suave e com uma mensagem menos tensa, significando apenas um “Hum! O que é isso?!”
O suspiro é um som que demonstra certo tédio, mal-estar digestivo ou angústia, e constitui-se de uma saída longa de ar pelas narinas.
O sinal mais fácil de ser entendido é a posição das orelhas. É considerado o mais importante na comunicação dos cavalos.
As orelhas podem mostrar o ânimo ou a atenção do animal. Por exemplo: inclinação aguda para frente indica tensão, curiosidade ou boa intenção; caídas para o lado significam aborrecimento ou cansaço; abaixadas e voltadas para trás indicam animosidade ou agressão.
As orelhas em pé e voltadas para trás denotam a presença de um dominador, o treinador ou cavaleiro. E significam, também, submissão.
Escavar o chão com as patas mostra o desejo de achar algum alimento ou de estar pedindo-o ao seu dono.
Levantar a pata dianteira é ameaça, pois dá início ao coice frontal, enquanto que levantar a perna traseira é um ato defensivo, anterior ao coice.
O lado brincalhão é demonstrado pelo ato de abocanhar, puxando o canto da boca. A cordialidade entre eles é representada pela brincadeira de mordiscar os pelos ou a crina.
Fonte: Ruralnews
Adaptação: Escola do Cavalo
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