Ultrassonografia e a palpação retal para o diagnóstico da reprodução equina

A palpação retal é um meio de diagnóstico através da introdução da mão e do braço do medico veterinário pelo reto do animal, o procedimento, na rotina de campo, é normalmente chamado de toque. Baseia-se no conhecimento da anatomia da genitália e na evolução fisiológica, ou seja, transformações anatômicas que ocorrem durante a gestação. Assim, a palpação equina é muito importante do dia-a-dia dos atendimentos veterinários, pois é utilizada em atendimentos clínicos, assim como na avaliação do trato genital. Através do método de palpação retal, é possível analisar vários órgãos internos, entre eles, o intestino delgado, o intestino grosso, os rins, o útero e os ovários.

Já a ultrassonografia é um método de diagnóstico feito através de imagens, tem aplicação simples e é de baixo custo. A ultrassonografia aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo a ser analisado. O método é recomendado quando se necessitam do diagnóstico precoce, em situações de perdas de gestação, problemas de infertilidade e monitoramento da saúde fetal.

Juntas a ultrassonografia e a palpação retal auxiliam no diagnóstico da reprodução equina. A ultrassonografia possibilita a visualização do útero, ovários e cervix, aplicada ao trato reprodutivo consente, de forma direta, detectar alterações morfológicas e anatômicas, normais ou patológicas, dos tecidos moles ou órgãos explorados, associadas a eventos fisiológicos.

 

Quais são as técnica de exame transretal em equinos?

Passo a passo da ultrassonografia aplicadas a reprodução de éguas. Saiba Mais!

Como realizar palpação retal em equinos?

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça os Cursos de Palpação Transretal e Ultrassonografia na Reprodução Equina

Palpação-Transretal-e-Ultrassonografia-na-reproducao-Equina