A úlcera gástrica acomete os equinos independentemente da idade, especialmente os animais da categoria esportiva. Estes estão mais predispostos à doença devido às alterações ocorridas no manejo, como o confinamento,períodos de jejum extensos, treinamento intenso e estresse podem prejudicar o trato digestório dos animais, devido à particularidade de serem secretores contínuos de ácidos gástricose também por inibirem a liberação de substâncias protetoras.
Com o diagnóstico da doença é realizado tratamento à base de drogas anti-ulcerativas, manutenção do pHintra-gástrico acima de 4, recobrimento da úlcera com um agente ácido-resistente, oferecer prostaglandina ou estimular a sua produção pela mucosa gástrica.
Também são utilizados no tratamento da úlcera gástrica administração de doses de omeprazol por diferentes períodos, sais de alumínio e a distribuição dos alimentos de forma eficiente.
Qualquer procedimento e tratamento devem ser indicados por médicos veterinários capacitados, pois ele é o profissional responsável por diagnosticar as moléstias que estão prejudicando os animais.
Quais as técnicas de nutrição e alimentos de equinos?
Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?
Qual a importância de uma alimentação equilibrada para os equinos?
Fonte: Revista + Equina
Adaptação: Escola do Cavalo