Várias são as doenças infectocontagiosas que atingem equinos e muitas são possíveis de serem prevenidas com a prática de certas profilaxias.
Dentre diversas maneiras de prevenir doenças estão às vacinas, uma importante prática de manejo na equinocultura, garantindo bons resultados e evitando perda de animais e excessivos gastos produtivos.
O programa de vacinação deve ser estabelecido por um médico veterinário capacitado, observando,o histórico de doença da região e propriedade, o risco de novas doenças, o transito e saída de animais, época de vacinação e os equinos a serem vacinados.
O contato com animais doentes em cavalgadas, provas, competições e apresentações em eventos, são as principais formas de transmissão direta de enfermidades.
As vacinas comerciais existentespromovem diferentes níveis de proteção. Veja o quadro que traz as vacinas mais comuns para equinos:
Os investimentos direcionados para as práticas profiláticas são necessários, pois os ganhos são grandes com a vacinação e outras formas de prevenção de enfermidades, não apenas reduzindo gastos, mas sim, são formas de se ter maiores retornos com os animais.
Fonte: Personal Horse
Adaptação: Escolado Cavalo
Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você
Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos?
Surto de gripe equina no Distrito Federal
Seringa Descartável 10ml com Agulha
Por: R$ 0,59