Tipos de Embocaduras para Cavalos

A embocadura é uma das peças mais importantes na condução do cavalo. Por se situar na boca, uma região delicada, e ao mesmo tempo ligar às rédeas, precisa ser escolhida com critério, pois se for mal ajustada pode ser dolorosa ou perigosa para o animal.

Há vários tipos de embocadura no mercado. Uma delas é o Bridão (snaffle), leve e articulada no centro, pressionando os cantos da boca. É mais comum nos esportes hípicos. Outro exemplo é o Freio(bit), para cavalos de boca mais dura. Possui hastes laterais com comprimentos variáveis.

Há ainda vários outros tipos de embocaduras, e, independente da escolha, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Se você é um iniciante, por exemplo, e pelo bem estar do seu cavalo, não compre nenhuma embocadura de haste longa, caso contrário você irá machucar a boca do animal. Por isso é bom sempre observá-lo, para ver se haverá alguma resistência neste uso.

Aliás, se o cavalo estiver recusando a embocadura ou não responder bem a ela, pode ser um problema dentário. Daí a importância de se consultar um veterinário.

Estas são apenas algumas das muitas observações e cuidados que é preciso tomar ao escolher a embocadura correta para o seu animal.

Cuidados com as escolhas são essenciais nesses casos. Veja os assessórios certos e formas de treinamento com os equinos. Clique aqui.

Fonte: WikiHow