A crescente utilização de animais voltados para diferentes modalidades esportivas trouxe também o aumento dos problemas relacionados ao aparelho locomotor.
Isso por que muitas vezes os animais são submetidos a treinamentos e cargas extenuantes, comprometendo músculos, ossos e tendões.
As tendinites, por exemplo, são resultados de esforço repetitivo e inadequado, e podem causar muitos prejuízos aos donos de animais, por conta mau desempenho do animal, bem como despesas de tratamentos e medicamentos.
O problema consiste na inflamação dos tendões, quase sempre caracterizada por longos períodos de recuperação. Por conta disso, os animais podem ter, inclusive, suas carreiras encerradas.
Diante disso, é cada vez maior o esforço da medicina veterinária para desenvolver métodos diversificados de recuperação para estes casos.
Compreender estes avanços e as últimas descobertas é um dever de todo o profissional desta área, que deve sempre procurar cursos e reciclagens sobre o tema.
O diagnóstico da afecção é basicamente clínico, podendo ser confirmado com os exames complementares como a ultrassonografia. Confira.
Fonte: Mundo Equestre