O diagnóstico de patologias uterinas em éguas, seja através da palpação transretal ou da ultrassonografia, é essencial para que sejam tomadas as devidas providências e medidas curativas de forma precoce, com vistas ao desempenho reprodutivo destes animais.
Em ambas as técnicas, o profissional deve ter um conhecimento aprofundado sobre a fisiologia e anatomia interna, de modo a compreender as possíveis anomalias apresentadas no útero ou em outros órgãos, como intestino e rins, por meio da interpretação dos resultados dos exames.
Além da percepção acerca das patologias, o profissional deve ainda possuir um embasamento científico capaz de detectar a evolução do embrião, já que estas técnicas são também bastante úteis durante a gestação.
Embora cada uma destas técnicas ofereça vantagens e desvantagens em relação a outra, ambas são de grande importância no dia a dia da rotina veterinária e demandam, portanto, mão de obra qualificada.
Interessante como a tecnologia vem auxiliando de maneira ampla na medicina veterinária, não é mesmo?
Saber realizar de forma segura a palpação transretal e interpretar com eficiência os resultados do exame ultrassonográfico faz toda diferença em um diagnóstico preciso e eficiente.
Veterinário, não perca tempo! Segurança na tomada de decisão em momentos importantes, você encontra aqui. Confira.
Fonte: Cirurgia de Equinos