O sistema locomotor dos equinos, embora forte e capaz de suportar muitas cargas, está também sujeito a afecções diversas, sendo a osteoartrite uma delas. A doença, bastante encontrada em cavalos atletas em virtude das condições extenuantes ao longo do tempo, é o resultado do estresse acumulado sob a cartilagem, que passa a perder a sua função.
A osteoartrite pode levar animais à aposentadoria precoce, bem como perdas econômicas significativas aos donos destes animais.
Os primeiros sinais são determinantes para que seja realizado um tratamento adequado a tempo. Por isso, é preciso ficar de olho nos inchaços, manifestações de dores e perda da amplitude dos movimentos, dentre outros.
Além da avaliação clínica do animal é muito importante que o profissional desta área também conte com recursos tecnológicos, através dos aparelhos de diagnóstico por imagem.
O raio-X e o exame ultrassonográfico oferecem amplas possibilidades para a verificação da real situação do animal, com informações sobre os ossos, tendões, músculos e demais itens do sistema locomotor.
Você sabe interpretar e realizar a radiografia em equinos? Usar esse aparelho de forma correta garante todo o sucesso do diagnóstico. Confira.
Fonte: Clube dos Cavalos