O implante, batizado de Plate Nail, consiste na utilização de parafusos ortopédicos para fixar uma haste de aço cirúrgico no interior do osso e uma placa colocada na superfície óssea para estabilizar o local atingido. Essa nova tecnologia de consolidação de fraturas complexas em animais foi desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Para a validação da técnica entre os anos de 2007 e 2009 foram realizadas cirurgias em 12 cães, sob a coordenação do professor e pesquisador da UFLA, Leonardo Augusto Lopes Muzzi. A iniciativa contou ainda com a participação da Brasmed Veterinária, na confecção dos materiais em aço cirúrgico. E os resultados práticos foram veiculados em uma publicação internacional.
O professor explica que lesões desse tipo possuem muitos fragmentos, é muito cominutiva, precisam ser fixadas de maneira bastante rígida. Existem forças deletérias, nocivas ao foco da fratura, que impedem ou dificultam a reparação óssea pelo excesso de movimentação. De acordo com Muzzi, o material que beneficia os cães já está disponibilizado no mercado.
De acordo ainda com o professor a técnica pode ser aplicável em outras espécies e os equinos são o novo foco da pesquisa, as características anatômicas e o peso desses animais propiciam uma dificuldade natural de consolidação óssea. A técnica pode trazer muitos benefícios para os criadores de cavalos.
Fonte: Dia de Campo
Autora: Nivea Schunk
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Cólica ou diarreia? Veja como diferenciar