Sistema Cardíaco dos Equinos

Geralmente só se torna possível identificar os problemas no sistema circulatório, após, os primeiros sinais. Existem várias questões que atingem os equinos, algumas afetam primeiramente a circulação, outros, no entanto prejudicam os órgãos e sistemas, comprometendo o sistema cardíaco e vascular levando o animal a apresentar um quadro grave.

Normalmente as doenças cardíacas são devidas as alterações congênitas ou más formações. As enfermidades do coração possuem um diagnóstico muitas vezes tardio e por esse motivo o tratamento nem sempre apresenta um resultado esperado, por isso, criadores tratam normalmente animais de alto valor econômico e biológico.

O tratamento se iniciado de forma correta e precocemente apresenta resultados consideráveis. Para uma melhor determinação tem se realizado testes em equinos durante exercícios em especial os atletas. O exame clínico é de suma importância para garantia da saúde e do bem estar do animal e deve ser realizado seguindo alguns critérios como: identificação do animal, anamnese, exame físico e exames complementares.

As palpitações cardíacas diminuem o potencial esportivo do animal, aparece com grande frequência, podendo ser fisiológica, muitas vezes desaparece durante o exercício. A arritmia em cavalos adultos indica problemas no sistema circulatório. O Holter aparelho utilizado em animais de pequeno porte vem sendo utilizado em equinos, registrando os batimentos cardíacos. É importante acompanhar o cavalo com exames e consultas rotineiras, para um diagnóstico preciso e precoce.

 

Entenda mais sobre essas anomalias que afetam os equinos. Clique aqui.

Fonte: Informativo Equestre