Dentre as doenças que afetam a arcaria dentária dos equinos uma das que se destaca é a doença periapical (DP). A doença pode ter origem primária em equinos de até sete anos ou origem secundária a afecções das estruturas relacionadas ao ápice dentário.
Os sintomas clínicos da doença podem variar de acordo com a idade do animal e o dente afetado. Ocorre frequentemente emagrecimento, cólicas por impactação, perda de alimento durante a mastigação, halitose, epífora e problemas de adaptação à embocadura. Porém, o sintoma mais visível é o aumento de volume facial ou mandibular assimétrico, com ou sem corrimento nasal.
O diagnóstico da DP é baseado na anamnese, exame clínico e avaliação da radiografia, descartando outras causas que podem ocasionar os mesmos sintomas. O tratamento irá depender do grau de evolução da doença, o método utilizado poderá ser cirúrgico ou extrativo (extração), sendo essa a mais utilizada. Ressaltamos que todo tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados.
Fonte: Scielo
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Odontologia Equina
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais
A marcha do cavalo é definida pelo código genético de cada raça