O tétano é uma doença causada pela toxina da bactéria Clostridium tetani, se caracteriza por ser uma moléstia infecciosa e altamente fatal, mas não é contagiosa.
O animal se contamina com a bactéria que penetra no organismo através de alguma lesão, ela causa rigidez muscular e quando não tratada leva o animal acometido à morte por parada respiratória ou convulsão.
Quando a bactéria penetra na ferida, ela aguarda o momento da cicatrização, pois é nesta hora que ela encontra o momento propício de anaerobiose para a transformação em forma vegetativa, é também nesta fase que há a secreção e liberação do veneno pelo germe.
Os sintomas aparecem após uma a três semanas depois que o animal foi contaminado. São observados andar rígido em forma de cavalete, tremores musculares, impossibilidade de abrir a boca, prolapso da terceira pálpebra, rigidez da cauda, orelhas eretas em estado de alerta, muitaexcitabilidade, rigidez dos músculos da cara e dificuldade ou impossibilidade para defecar e urinar.
O diagnóstico é dado após a realização de exames clínicos, da sintomatologia e pelos dados epidemiológicos, ou seja, história recente de lesão acidental ou cirúrgica. A avaliação, assim como os exames clínicos, devem ser feitos por profissionais capacitados.
O tratamento se dá com o uso de soro antitetânico na dose 100.000UI por via intravenosa, alimentação líquida e de fácil deglutição, isolamento do animal doente em abrigo escuro e sossegado, drenagem e limpeza dos ferimentos com água oxigenada, entre outros métodos indicados e esclarecidos pelo profissional.
Para prevenir o tétano é preciso vacinar todo o plantel anualmente.
Quais são os materiais e equipamentos indispensáveis?
Como mensurar a temperatura e a frequência cardíaca do animal?
Equipamentos Para Clinica Veterinária. Ótimos Preços e Qualidade. Saiba mais.
Fonte: Agro mundo
Adaptação:Escola do Cavalo