As enfermidades locomotoras são frequentes em equinos. Quando o animal apresentar sinais de claudicação ou manqueira, é preciso avisar o médico veterinário imediatamente, tendo em vista que o exame precoce pode salvar tempo, dinheiro e frustração, através do diagnóstico e tratamento rápido, prevenindo problemas futuros.
A claudicação é caracterizada como qualquer alteração na movimentação normal, pode se manifestar de várias maneiras, inclusive como mudanças na atitude ou performance. Essas alterações podem ser causadas por dores no pescoço, coluna, costelas, membros e casco, entre muitas outras causas possíveis. O objetivo do exame precoce é evitar que pequenos problemas, tornem-se grandes problemas no futuro.
Dentre os problemas de claudicação temos a síndrome do navicular, forma de enfermidade crônica e progressiva que afeta não apenas o osso sesamóide distal (OSD) ou osso navicular, mas todo aparato podotroclear. Sendo assim, registrado como uma das causas de claudicação crônica que acomete os equinos, levando a redução do desempenho atlético que gera perdas econômicas.
A síndrome do navicular é considerada uma das principais causas de um terço das claudicações nos animais destinados ao esporte. Acomete os cavalos entre 6 a 12 anos de idade de ambos os sexos, caracterizando-se por uma claudicação intermitente, principalmente nos membros torácicos.
O diagnóstico, na maioria das vezes, baseia-se apenas nos sinais clínicos e na observação dos achados radiográficos.
Fonte: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000800008
Principais enfermidades causadoras de claudicação
Terapêutica clínica e cirúrgica nas claudicações