Síndrome de Wobbler

A síndrome de Wobbler é uma doença que pode atingir cavalos de várias raças, embora seja muito comum em puro-sangue, levando-os a um quadro com falta de coordenação motora.

Tal anomalia geralmente aparece por volta dos três anos de idade no animal, sendo resultante da pressão exercida na medula espinhal cervical em função de distúrbios durante a má formação de parte das vértebras cervicais.

As causas para esta doença podem ser variadas. A literatura médica veterinária aponta como desencadeadores desta doença os exercícios físicos exagerados, lesões, erros de nutrição, dentre outros.

Ainda não há um consenso sobre o fato de a doença estar relacionada a fatores hereditários ou pré-disposição dos animais.

Além da falta de coordenação motora, outros sinais mais comuns causados por esta compreensão da medula, são: fraqueza, paralisia, dor e movimentos esquizofrênicos durante o deslocamento etc.

O diagnóstico se dá através do reconhecimento destes sinais e com o recurso de exames de imagens.

Já o tratamento passa pelo uso de anti-inflamatórios e analgésicos. No entanto, em quadros mais graves é recomendada a cirurgia, para a descompressão da medula, por meio da alteração da posição das vértebras.

 

O exame radiológico é um grande aliado na identificação dessas anomalias. Veja aqui.

Fonte: InfoEscola