Sinais da cólica equina

As cólicas equinas são problemas frequentemente diagnosticados nos animais, causam intensa dor levando a um desempenho negativo das atividades realizadas.

Dentre as causas prováveis da cólica podemos descrever as mudanças bruscas na alimentação; cama feita de palha ou feno; mudança brusca no tipo de atividade/exercício realizado; falta de água; irritação ou estresse durante o transporte, desgaste, primeiras ferrações; grande período sem água e depois grande ingestão de água; entre outros.

A cólica mais diagnosticada nos equinos é a cólica por impactação, resultado da alteração brusca na alimentação, que leva a uma má digestão, e a comida passa pelo aparelho digestivo sem estar completamente desfeita, causando intensa dor devido ao acúmulo de fezes no intestino, impedindo que o animal faça as necessidades fisiológicas.

Os sintomas característicos são: o animal deita-se, ou tenta espojar-se;raspa no chão;sua exageradamente para um cavalo que está em repouso; fica agitado; flancos encovados e duros. Observado os sintomas o animal deve ser levado a andar, a passo, em terreno duro; não deixar o animal espojar; soltar o animal e fazê-lo andar.

Fonte: Mundo dos Animais

 

Fique atualizado em assuntos regulatórios sobre alimentação animal. Veja aqui.

Aprenda formular dietas e rações para equinos. Clique aqui.