Os proprietários de cavalos atletas e que participam de competições, exposições, feiras, dentre outras atividades similares, necessitam, periodicamente, realizar o deslocamento destes animais para diferentes regiões do país. Sendo assim, é muito importante que haja todo um planejamento e infraestrutura para que estes transportes ocorram com toda a segurança e nenhum transtorno.
Há várias maneiras de realizar o transporte, ou seja, por meio de caminhões, trailers com engate, dentre outros. Sendo assim, independente da modalidade, há pré-requisitos que devem ser observados em todos.
É muito importante que ocorra paradas de pelo menos 5 em 5 horas, sob pena de desgaste intenso para o animal. Nestes momentos, ele irá se recompor ao consumir água e se movimentar um pouco, de preferência em locais apropriados.
As condições dos caminhões devem estar adequadas, com no mínimo 3 metros de altura para conforto do animal, que pode ainda utilizar protetores para a orelha (contra o barulho) e patas (contra escorregões), fabricados especialmente para estas ocasiões. Importante ainda ressaltar que transportes velhos e barulhentos, tendem a estressar mais os equinos.
O momento do embarque é também muito importante, pois há cavalos que se negam a subir no caminhão, gerando muito estresse. Por isso, é preciso habilidade no trato com o animal. Uma dica importante é realizar treinamentos de embarque, o que pode facilitar estas situações.
Há ainda muitas outras questões relacionadas ao transporte de animais, principalmente envolvendo a legislação de trânsito, e que todos os envolvidos neste processo de deslocamento devem estar cientes.
Esse é um assunto que demanda muito conhecimento e eficiência para garantir bons resultados, não é mesmo?
Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas de equipamentos para o bem estar do animal e garantir a segurança. Confira.
Fonte: Cavalo Atleta