O horseball é um esporte que é jogado montado no cavalo, onde os competidores trocam os passes de bola, visando alcançar o gol.
Durante a década de 70, os franceses desenvolveram o esporte durante o tempo em que tinha de diversão, e em meados da década de 90 o esporte se espalhou para outros países europeus.
Hoje, os países que participam ativamente do esporte segundo a Federação Internacional de Horse-Ball são a Argentina, Áustria, Austrália, Alemanha, China, Brasil, Bélgica, Canadá, Espanha, Finlândia, França, Israel, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Estados Unidos.
O horseball pode ser praticado por homens e mulheres, formam-se duas equipes com quatro jogadores em cada, os atletas precisam pegar a bola no chão sem desmontar do cavalo. A bola utilizada tem oito alças ajudando na destreza dos movimentos, os cavaleiros contam com um instrumento, cilha de estribo, que apresenta uma regulagem que permite que esses atletas praticamente saiam do cavalo, sem desmontar do animal, permitindo manobras que impressionantes.
O jogo objetiva a marcação de gols, em uma baliza a 3.5 metros do chão medidas pela parte do aro, que fica próxima ao chão, em um campo com dimensões de 65 x 25 metros. A equipe que tiver a posse da bola necessita efetuar três passes, entre três jogadores distintos, antes de completar e marcar gol.
Atualmente, as raças mais utilizadas na prática do esporte são Puro Sangue Inglês e Quarto de Milha.Contudo, qualquer raça pode ser utilizada nos esporte,desde que seja veloz e tenha bom temperamento.
Fonte: Ouro Fino
Adaptação: Escola do Cavalo