Os equinos são descendentes de uma linha evolutiva com cerca de 60 milhões de anos, numa linhagem que pode ter se iniciado com um animal primitivo com aproximadamente 40 cm de altura.
As raças destes animais, de maneira geral, são muito semelhantes em sua forma física. Possuem corpos proporcionais, ancas possantes e musculosas e pescoço longo que da base de sustentação para a cabeça, que apresenta forma triangular.
As orelhas são pontudas e moveis e servem de alerta ante qualquer som. Estes animais também apresentam uma audição muito boa. As primeiras raças equinas introduzidas no Brasil em 1534, na Vila de São Vicente. A segunda, em Pernambuco, em 1535. E a terceira trazida por Tomé de Sousa para a Bahia.
As principais raças conhecidas no Brasil são: American Saddlebred, Andaluz, Anglo-Árabe, Árabe, Appaloosa, Berbere, Brasileiro de Hipismo, Bretão, Campolina, Crioulo, Danish Warmblood, Falabella, Finlandês, Friesian, Mangalarga, Mangalarga Marchador, Mustang, Oldenburg, PaintHorse, Percheron, Pônei, Puro Sangue Inglês, Puro Sangue Lusitano, Quarto de Milha, Shire e Sela Francesa.
Fonte: www.guiaderacas.com.br
Conheça todas as etapas da equitação para adestramentos básicos para equinos.
Saiba mais sobre a importância das proporções e angulações do cavalo de sela.