Muitos criadores de equinos já devem ter feito esta pergunta, com o intuito de aperfeiçoar essa fase tão importante do negócio, de modo a planejar o futuro através do manejo alimentar, alocação dos animais, dentre outros detalhes.
Sendo assim, para que esta pergunta seja respondida com exatidão, é preciso levar em conta o custo-benefício e a eficiência destas modalidades, que apesar de serem diferentes, cumprem o mesmo objetivo.
Palpação transretal ou ultrassonografia? Você saberia qual método utilizar?
Ambas as técnicas são consideradas de sucesso, porém, é preciso que o profissional esteja plenamente preparado para atuar, o que conta com um grau de especialização.
A palpação transretal é considerada uma das técnicas mais antigas e tradicionais. Possui a vantagem de ter um custo mais acessível, seguro e eficaz, proporcionando a percepção das condições do trato reprodutivo e verificação de possíveis anomalias durante o processo de gestação.
Já a ultrassonografia é considerada eficiente e um método não invasivo. Esse equipamento facilita o diagnóstico pela vantagem da visualização em tempo real das estruturas analisadas e desenvolvimento do feto, facilitando assim exatidão nos resultados.
Na medicina veterinária uma técnica auxilia a outra, sendo as duas essenciais para garantir maior eficiência no processo de acompanhamento gestacional, proporcionando mais segurança aos profissionais nas tomadas de decisões.
Médico veterinário, o mercado atual exige ampla capacitação daqueles que tem interesse em atuar nessa área, por isso a busca incessante por conhecimento é mais que necessária.
Não perca tempo! Faça a diferença e conquiste o mercado.
O portal Escola do Cavalo tem dicas para você. Confira.
Fonte: VetSmart