Procedimentos realizados durante cesariana em equinos

O procedimento que se relaciona à cesariana é basicamente tranquilo tanto em fetos vivos quanto em fetos mortos.

A cesariana é utilizada no tratamento de distocia para as indicações: gestações bicornual com ou sem flexão do útero;parturição quando há a ruptura do útero, laceração grave da vagina ou edema exagerado nas regiões vulvo-vaginal e perineal; má apresentação de membros compridos; torção uterina a termo; e ainda em algumas circunstâncias em que ocorreu prolapso da bexiga ou reto.

Durante o procedimento é preciso tomar os devidos cuidados com a higiene, já que os equinos são bastante sensíveis a problemas infecciosos. A melhor forma de realizar a cesariana é encaminhando o animal ao centro cirúrgico ou em algum outro local que contenham as condições necessárias para a realização da cesária.

São recomendadas algumas técnicas cirúrgicas para a realização da cesariana, como do flanco esquerdo, flanco direito e ventro-lateral, dessa forma é permitido operar o lado de melhor acesso ao corno uterino grávido e a incisão é em linha média.

Após a operação deve ser aplicada a injeção de anatoxina tetânica ou antibioticoterapia e fluidoterapia, e ainda uma dose pequena de ocitocina intra-venosa (50 UI) pois na involução e expulsão das membranas e fluídos.

 

Quais características fisiológicas e anatômicas importantes para otimização do desempenho reprodutivo equino? Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva? Equipamentos e Utensílios Veterinários. Confira.   Fonte: Ebah Adaptação: Escola do Cavalo  

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos