Foi-se o tempo em que os distúrbios odontológicos dos equinos eram negligenciados pelos seus donos e até mesmo desconhecidos. Há atualmente uma enorme preocupação com a saúde bucal destes animais, na medida em que isso significa garantir o bom rendimento, principalmente dos cavalos atletas.
Isso por que em grande parte dos problemas vivenciados por estes animais, como perda de peso, baixa performance, cólicas, diarreias, dentre outros, está diretamente relacionado às condições dentárias.
De acordo com pesquisas de entidades norte americanas, os problemas odontológicos já são o terceiro maior motivo das consultas veterinárias. E o setor não tem medido esforços para produzir pesquisas e avanços neste sentido.
Cabe, portanto ao profissional buscar atualização constante sobre estes temas, para que assim sua atuação profissional obtenha sucesso.
Além da atualização constante sobre o assunto o profissional precisa estar com as ferramentas ideias para o procedimento. Confira aqui as mais indicadas para a odontologia equina.
Fonte: Luiz Rapp