Principais Problemas Dentários de Equinos

O cuidado com a dentição dos equinos se tornou uma necessidade básica, como garantia de boa saúde do animal. Através do zelo dentário é possível garantir a melhora no desempenho esportivo e conseqüentemente o avanço em toda fisiologia do cavalo.

No cavalo a mastigação é uma importante etapa de aproveitamento dos alimentos, geralmente os eqüinos passam cerca de 18 horas por dia se alimentando. Alterações mastigatórias influenciam diretamente na perda de peso, cólica intestinal, reações indesejáveis no animal durante o exercício.

Os principais problemas dentários nos equinos são: dente de lobo (interfere no uso do bridão e geralmente é extraído); ponta dentaria (pode causar laceração das bochechas e da língua) e retenção da capa (ocasiona perda de apetite, até que esses dentes caiam).

O eqüino apresenta a troca de dentes do segundo ao quinto ano de vida. É essencial o acompanhamento por um veterinário com conhecimentos de odontologia, pois além de detectar problemas dentários também atua na prevenção de possíveis transtornos, evitando sofrimento ao cavalo.

 

Veja técnicas odontológicas que ajudam na prevenção dessas enfermidades que atrapalham o desempenho do animal. Clique aqui.

Fonte: Pra Se Falar De Cavalo