As desordens orais em equinos são alguns dos principais motivos de atendimentos nas clínicas veterinárias especializadas no assunto. Isso porque nos últimos anos vem ocorrendo uma maior conscientização dos proprietários destes animais a respeito da importância da saúde bucal, já que os dentes estão relacionados a uma boa mastigação e alimentação, o que por sua vez afeta diretamente o desempenho do animal.
Sendo assim, a odontologia equina vem desempenhando um papel fundamental. E dentro deste contexto está a importância da escolha e utilização de ferramentas odontológicas imprescindíveis para um bom atendimento.
Um bom profissional não pode abrir mão do acesso e conhecimento sobre o manuseio de ferramentas de vários tipos, como por exemplo, o abridor de boca. Este precisa ser de muita qualidade para não correr o risco de se romper e colocar em risco a integridade do animal.
As grosas manuais são também muito importantes para acabamentos, assim como os fotóforos utilizados para iluminar a cavidade oral. Temos ainda a cabeça odontológica, ou apoio, para que o animal fique na posição correta durante o exame.
Já as grosas elétricas podem ainda ajudar o profissional a realizar o procedimento com mais rapidez, facilitando o trabalho. Enfim, estes são apenas alguns exemplos, sendo que a escolha correta destes equipamentos são de grande importância para solucionar os problemas orais e garantir a saúde do animal.
O profissional além de contar com equipamentos de excelente qualidade deve procurar aprimorar cada vez mais seu conhecimento sobre a área, tendo em vista a qualificação de seu trabalho e o bem-estar animal. Clique e confira.
Fonte: Dentista de Cavalo