Principais Causas da Cólica Equina

As cólicas equinas são resultantes de doenças do aparelho digestivo ou de outros órgãos do animal, podendo ser classificadas como verdadeiras e falsas.

As verdadeiras são resultados das doenças dolorosas do estômago e intestinos, com defecação anormal, e as falsas resultam de enfermidades do peritônio, baço, rins e outros órgãos internos, assim como de doenças infectuosas ou intoxicações alimentares.

A maioria dos casos tem origem na irregularidade da alimentação em virtude do tamanho pequeno do estômago do animal, que exige rações frequentes e pouco volumosas. E quando este procedimento é contrariado, com as alterações bruscas na qualidade de alimentos e irregularidade na distribuição da ração, a doença surge.

Os alimentos finamente moídos, refeição imediatamente antes da entrada no trabalho e alimentos deteriorados, também são fatores causadores da doença.

As cólicas podem ser ainda classificadas como espasmódicas e a flatulentas. Na espasmódica a dor é contínua, de maneira que, entre os ataques, o cavalo costuma deitar-se, retorcer, além de cabeçadas na barriga e patadas. Na flatulenta há uma distensão do estômago ou intestino pelos gases produzidos em excesso pela fermentação dos alimentos.

O tratamento da cólica visa eliminar a causa e aliviar a dor. O animal deve ser colocado numa baia, sem comida, e, em seguida, o médico veterinário deve ser comunicado para que possa aplicar a medicação exata.

 

A medicação exata é essencial para aliviar e eliminar a cólica. Veja mais sobre os procedimentos. Clique aqui.

Fonte: Saúde animal