Principais alimentos utilizados na alimentação dos equinos

alimentarNão existe um alimento perfeito que pode ser utilizado na nutrição dos equinos, o que existe é o equilíbrio dos alimentos que resulta em uma dieta adequada, desencadeando o excelente desenvolvimento do animal.

A alfafa pode ser oferecida aos equinos, pois é rica em proteínas, vitaminas e saís minerais. No Brasil, seu uso é restrito à forragem de cavalos de esporte, principalmente devido aos altos custos de produção, é pouco utilizada na alimentação de outros animais ou em rações industrializadas.

A linhaça é excelente complemento a ser utilizado na alimentação dos equinos, devendo ser feito uma avaliação cuidadosa das necessidades reais do animal. Pode ser utilizada de três formas: grão integral que previne cólica, porém deve ser ministrado com cuidado, tendo em vista que pode ocasionar fatores de risco, dependendo da quantidade;farinha e óleo proporciona alguns benefícios bastante interessantes, desde que obedecidas às recomendações. Os componentes presentes na linhaça são responsáveis por uma série de respostas do organismo a agressões.

O milho é um grão altamente energético e palatável, precisa ter qualidade e ser fornecido sem excessos. Por possuir baixo teor de fibras pode aumentar os riscos de laminite, diarreia e cólica, por causar uma acidose cecal. Fonte de energia, o trigo, é pobre em fibras. Podem ocorrer, pelos mesmos motivos, os riscos observados no excesso de consumo. O trigo contém alto teor de fósforo.

As silagens são volumosos mais palatáveis e de melhor valor nutritivo, pois contém mais proteína, mais energia metabólica e matéria seca mais digestível. Silagens de boa qualidade proveniente de capim nobre não causam problemas gastro intestinais aos equinos por não conterem fungos, fermentos e ácidos indesejáveis.

Fonte: www.nutritime.com.br

 

Saiba como realizar exames odontológicos em equinos.

Uma boa oportunidade de crescimento profissional na área odontológica faça o curso e aprimore seus conhecimentos.