Primeiros socorros em equinos

primeiros-socorros-equinoO CPT Cursos Presencias oferece o curso de Primeiros Socorros em Equinos que é destinado ao aprendizado de todas as emergências relacionadas ao cavalo (potro, égua ou garanhão), identificar o animal saudável do animal doente, estabelecer conhecimento profundo dos sistemas vitais, anatomia e processos de enfermagem, tendo como base, o primeiro atendimento até a chegada do profissional ou transporte do animal ao hospital.

Os primeiros socorros em equinos é uma prática muito importante aos profissionais da área assim, o objetivo do curso é capacitar alunos para avaliar os problemas que possam ocorrer com os cavalos, tomar decisões em situações emergenciais e reconhecer os principais sinais e sintomas.

O conhecimento sobre o assunto é importante, tendo em vista que, os animais sejam eles criados a campo ou em baias estão sujeitos a acidentes, o cuidado com o manejo pode evitar muitos desses acidentes.

Os procedimentos mais comuns de emergência são os cuidados com cólicas, ferimentos, brocas no casco, podridão de ranilha, traumatismo nos membros, picadas de cobras, entre outros.

As cólicas são decorrentes de distúrbios intestinais e existem vários tipos, os sintomas observados são quando o animal deita e levanta com frequência, rola, cava o solo, entre outros. Existem medicamentos que são receitados por profissionais depois da análise dos exames e em casos mais graves são recomentadas lavagens intestinais.

Para os ferimentos dependendo da profundidade, será necessário uma sutura ou medicamentos dependendo da hemorragia. Em outros casos pode-se usar sprays cicatrizantes ou pomadas.

Em caso de brocas no casco deve ser limpa toda a área afetada e tampar o local. O animal deverá ser mantido em locais limpos. A prevenção se dá através da limpeza diária dos cascos, evitar que o animal fique em terrenos úmidos ou sujos e aparar o casco mensalmente.

A área afetada pela podridão de ranilha deve ser cortada e a medicação indicada deve ser aplicada. O animal também deverá ser mantido em local limpo e seco.

Os traumatismos quase sempre são acompanhados por edemas e claudicação. O tratamento de choque é uma ducha fria. Nos dias seguintes, aplicar compressa de água quente com sal. Diversas pomadas também podem ser aplicadas, massageando a área atingida.

As picadas por cobras são recorrentes em propriedades que não mantém a limpeza dos pastos. O tratamento é a aplicação do soro antiofídico.

Para maiores conhecimentos sobre o assunto consulte o site http://www.cptcursospresenciais.com.br/cursos/equinos/curso-de-primeiros-socorros-em-equinos.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos