Seu cavalo tropeça com frequência e você não sabe o motivo?
Tal situação é mais comum do que se imagina. Sendo assim, é muito importante buscar a ajuda de um profissional qualificado, antes que o animal possa cair e até mesmo fraturar uma perna, tornando o problema ainda mais grave.
O médico veterinário realizará todos os procedimentos, análises e exames para descobrir a causa, que pode estar relacionada a diferentes fatores, como problemas neurológicos, sendo a Mieloencefalite Protozoária e a Síndrome de “Wobbler” alguns exemplos.
Pode também ser algo relacionado ao sistema músculo-esquelético (claudicação), como por exemplo, uma luxação no tendão, por conta de exercícios físicos demasiados.
É possível ainda que a causa dos tropeços estejam simplesmente relacionadas à falta de manutenção dos cascos, o que causa problemas de aprumos. Por isso, os cascos devem passar sempre por manutenção e contar com uma boa ferração.
Importante ainda ressaltar que animais sedentários possuem maior predisposição para tropeçar do que os animais que estejam desempenhando atividades físicas diárias.
Para garantir o bem estar do animal, a avaliação com frequência é fundamental, tanto para descobrir as causas do problema, quanto o tratamento rápido e adequado. Saiba mais.
Fonte: Cavalos Notícias