A pneumonia agravada pela inflamação das pleuras resulta na Pleuropneumonia. A afecção, mais comum em cavalos jovens, é considerada um problema grave e que requer cuidados especiais.
Algumas das causas da doença são relacionadas ao estresse submetido pelo animal, em virtude de exercícios físicos em excesso, viagens prolongadas, pós-cirurgias, traumas na região da traquéia e pneumonias.
Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença, sendo muito comum a anorexia, cansaço, tosses, respiração ofegante, corrimento nasal, edemas internos, dentre outras.
Existem várias opções de exames para o diagnóstico, que pode ser realizados através da auscultação torácica, percussão, ultrassom, radiográfica, etc.
Destaque para um exame bastante preciso, chamado Toracocentese, que consiste em colher uma amostra do líquido pleural para exame citológico, com o intuito de se verificar a presença de bactérias.
O tratamento da pleuropneumonia é realizado a base de medicamentos antibacterianos e anti-inflamatórios, dieta correta e fluidoterapia. Importante ainda evitar que o animal esteja em áreas onde ocorram muitos ventos e temperatura fria.
Há ainda um tratamento realizado a base de drenagem e lavagem pleural, que pode ser realizado uma ou várias vezes, dependendo do grau e avanço da afecção.
Quanto mais rápido ocorrer o diagnóstico mais chances terá o animal de se recuperar, já que a demora neste sentido favorece o surgimento de necrose pulmonar, que pode acarretar na morte do animal.
Entenda mais sobre as enfermidades que acomete os equinos e atualize seus conhecimentos na área. Clique aqui.
Fonte: Informativo Equestre