A peritonite é caracterizada como uma severa complicação nasafecções da cavidade peritoneal, ou seja, inflamação do revestimento mesotelial da cavidade peritoneal que pode ser fatal ou uma condição permanentemente incapacitante. A peritonite pode ser primária ou secundária, esta mais frequente e pode ainda, ser também associada com desordens infecciosas ou não infecciosas.
Os equinos têm alta susceptibilidade à moléstia, e nos animais portadores de síndrome de cólica compõe numa das mais graves complicações. A sua maior sensibilidade é atribuída ao menor tamanho do omento, quando comparado com outras espécies e a insuficiência de eliminar com precisão o processo infeccioso.
A peritonite apresenta-se de diferentes formas. A forma séptica é a mais comum, os microrganismos patogênicos proliferam em passo acelerado, e determinam processo infeccioso grave.
A mortalidade entre os animais diagnosticados positivamente varia de 30 a 67%. O tratamento bem sucedido e um prognóstico exato dependem da identificação correta da causa, assim como da avaliação da severidade do processo inflamatório que acomete os equinos.
Fonte: ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer – Goiânia, vol.6, n.9, 2010 Pág.1
Saiba como realizar um Exame Odontológico.
Equipamentos e materiais para atendimento em equinos.