Os cavalos esportistas ou mesmo os que desempenham atividades físicas no dia-a-dia, embora pareçam imponentes e fortes, estão sujeitos a sofrerem lesões e traumas de tipos variados.
O excesso de treinamentos, por exemplo, é um deles, sendo que o animal é exposto a uma grande sobrecarga.
É muito comum problemas nas canelas, que começam com dores e podem evoluir para inflamação e se transformar em periostites. Em casos mais sérios pode correr inclusive a fratura do osso.
Estes problemas ocorrem geralmente no decorrer dos anos de treinamento destes animais, principalmente quando há um aumento das cobranças por maior velocidade.
É preciso, portanto, ficar sempre de olho nesta região do animal e nos primeiros sinais apresentados, como a claudicação, queda do desempenho e apatia para treinar.
O diagnóstico, para ser confirmado, precisa contar com a análise visual de um profissional, juntamente com a palpação na região. Mas o melhor método para a confirmação do problema será, sem dúvida, através dos exames por imagem, como a radiografia.
Este fornecerá as devidas informações para que o melhor tratamento seja recomendado pelo veterinário.
Médico veterinário amplie seu conhecimento sobre o sistema locomotor equino e saiba como diagnosticar de forma eficiente esse e outros problemas ortopédicos. Confira.
Fonte: Blog Spot