A obtenção dos muares é permitida através do cruzamento de jumentos com éguas, por causa desse tipo de cruzamento os muares são conhecidos como animais híbridos, podendo ser utilizados nas mais variadas atividades, como tração, lida do gado, cavalgadas, entre outros.
O avanço do setor faz com que os muares movimente a economia de forma positiva, os animais não são somente utilizadas na agricultura familiar, hoje eles estão presentes em montarias de elite, cavalgadas, concursos de marcha e concursos de andamento.
Os muares são animais dotados de grande força e resistência, além de grande capacidade de aprendizado, são dóceis e aceitam o homem na interação para a realização das atividades a que se propõe.
As principais raças de asininos utilizadas na obtenção de muares são o jumento Pêga, Paulista ou Brasileiro e o Nordestino.
Dentre estes, o jumento Pêga é uma raça pura de animal marchador, do cruzamento com éguas marchadoras origina muares marchadores de sangue Pêga que são muito utilizados em transporte e cargas, preparo do solo e lida do gado. Já os muares de sangue puro são muito utilizados em cavalgadas, provas funcionais e concurso de marcha.
Os muares são da família dos equídeos e são amplamente utilizados em regiões mais secas devido a sua capacidade de tolerar até 30% de desidratação, suportam viajar em condições hídricas e possuem maior aproveitamento da dieta de baixa qualidade. Os muares também são mais rústicos, tem a inteligência bem desenvolvida e se desenvolvem bem na locomoção, sendo assim os muares se tornam úteis em qualquer propriedade.
Fonte: Revista + Equina
Como realizar e interpretar radiografias dos principais sistemas de equinos?
Quais os equipamentos e materiais necessários para o ferrageamento eficaz de seus animais?
Como agir em situações emergenciais envolvendo cavalos?