O processo de inflamação crônica do palato duro dos equinos, popularmente conhecido como céu da boca, e que faz parte da base dos dentes incisivos superiores, é conhecido como Palatite ou Travagem.
Pode ser causada a partir de um trauma ou mesmo em virtude da alimentação grosseira, ou seja, através do consumo de grãos inteiros de milhos, feno duro, dentre outros alimentos pouco triturados.
Há também a possibilidade da Palatite surgir a partir da aerofagia, que é o hábito estranho do animal em morder madeiras, o que obviamente pode ferir a mucosa da região.
Alguns dos sinais mais comuns manifestados pelos animais são: mostrar a língua excessivamente, deixar alimentos caírem, e, por vezes, até mesmo rejeitar a alimentação.
As consequências da doença podem levar o animal a um emagrecimento constante e debilidade, em virtude da mastigação ser mais vagarosa por conta das dores.
A prevenção e tratamento passam pela correção da alimentação, com alimentos mais fáceis de serem mastigados, medicamentos, além de consultas periódicas com o médico veterinário para que o sistema bucal seja sempre observado.
Porém, nos casos mais graves é preciso a intervenção cirúrgica, sob anestesia, causando insensibilidade no palato, para que seja retirado os excessos ocasionados pela enfermidade.
Todo procedimento deve ser realizado e acompanhado por um médico veterinário especializado na área de equinos. Veja aqui.
Fonte: Medicina Veterinária