As lesões de osteocondrose aparecem muitas vezes nas radiografias realizadas em animais mais jovens, e podem ser muito preocupantes, mas ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é preciso operar o animal. A osteocondrose pode ser tratada sem intervenções cirúrgicas.
Muitos cavalos são rejeitados na hora de uma negociação para animais de competições, quando nas radiografias acusam a osteocondrose. Muitas lesões de osteocondrose tem resolução espontânea ou resolve-se com tratamento conservador. Outras precisam de tratamento cirúrgico, para que não evolua a um quadro de claudicação e doença articular.
As lesões tipo um geralmente não necessitam de cirurgia, já as lesões do tipo dois e três fragmentadas e ou com separação dos fragmentos provavelmente terá indicação cirúrgica. Para o curvilhão é recomendado à cirurgia por artroscopia para qualquer tipo de lesão. Já algumas lesões nasoldra podem melhorar com tratamento conservador. Em qualquer caso o animal deve ter acompanhamento de um profissional.
Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação?
Como tratar as principais emergências relacionadas ao cavalo?
Como realizar aproximação e contenção segura do animal?
Fonte: Equisport
Adaptação: Escola do Cavalo