São muitas as causas de claudicação em equinos e que podem inviabilizar a participação do animal em atividades físicas, causando muitos prejuízos financeiros.
A Osteocondrite Dissecante (OCD), por exemplo, é uma delas. Trata-se de uma doença que atinge principalmente animais jovens e que consiste na formação de fragmentos cartilaginosos e ósseos que se desenvolvem nas articulações dos animais, causando muitas dores e desconfortos.
As causas desta enfermidade estão relacionadas, principalmente, ao metabolismo durante a fase de crescimento do animal. Há ainda a questão da pré-disposição genética, por conta da hereditariedade, que ajuda a desenvolver o problema. Podemos considerar também os erros de nutrição, por conta do desequilíbrio de nutrientes, além do excesso ou falta de exercícios físicos. Além das dores, a doença se manifesta através da formação de líquidos no local, que apresenta uma aparência volumosa.
O diagnóstico é realizado por meio de exames de palpação e raio-x. Já o tratamento passa pelo uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Porém, o método mais efetivo de cura está na cirurgia para extrair os pequenos fragmentos e a formação líquida.
Quanto mais cedo o problema for detectado, mais chances o animal tem de se recuperar e voltar as suas atividades rotineiras sem maiores problemas. Por isso é sempre importante a observação diária do proprietário ou responsável pelo animal.
Venha ampliar seu conhecimento sobre o assunto e não perca do desempenho do animal. Confira algumas dicas. Clique aqui.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal