A claudicação equina também conhecida como manqueira se caracteriza por ser um sinal clínico que vem de algum distúrbio estrutural ou funcional, podendo afetar um ou mais membros causando alteração na postura e na locomoção dos animais acometidos.
A claudicação traz grandes prejuízos ao proprietário, os animais de esporte, por exemplo, podem ser inutilizados dependendo do grau da moléstia.
Dentre as causa do distúrbio estão o trauma, anomalia congênita ou adquirida, infecções, distúrbios metabólicos, problemas circulatórios e problemas nervosos.
As origens do problema pode ser mecânica, neurológica ou dolorosa, podendo também aparecer associadas. Geralmente a claudicação que acomete os animais com frequência é aquela de origem dolorosa, possui vários graus de intensidade e o animal acometido pode ter fratura completa do osso o que impede a sua locomoção ou apenas um dor ligeira que o incomoda quando caminha.
Para diagnosticar uma possível claudicação é necessário ter conhecimento detalhado da anatomia e da fisiologia da movimentação do membro dos animais, além de necessário fazer a avaliação do desenho geométrico e das forças sobre as patas dos animais. Todo o procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados, que irá diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Escola do cavalo
Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação? Veja.
Quais as diferentes etiologias das claudicações e seus diagnósticos? Saiba aqui!
Shop Veterinário: Conheça os melhores equipamentos para equinos.