Odontologia equina: essencial ao bem-estar animal

A odontologia equina é uma área de grande importância e relevância para a produção, pois é essencial para a saúde e bem estar dos cavalos. Os problemas dentários podem afetar o crescimento, ganho de massa muscular e desempenho dos animais.

De acordo com estudos na área, aproximadamente 40% dos cavalos apresentam graves problemas dentários, assim a avaliação e correção periódica é de suma importância. O acompanhamento e tratamento odontológico adequado trazem várias recompensas: maior conforto do animal, melhora no desempenho no trabalho e físico, aproveitamento do alimento de forma eficiente, menos predisposição ao aparecimento de cólicas e lesões locomotoras, entre outros.

O animal que sofre com problemas dentários não se alimenta direito, assim, não aproveita todos os nutrientes fornecidos pela dieta, podendo apresentar perda de peso, alterações comportamentais, dor intensa em consequência das lesões na cavidade oral. São indicativos de problemas odontológicos nos equinos: restos de alimento caindo da boca enquanto come, dificuldade de mastigação, deglutição ou salivação excessiva; queda do escore corporal; partículas grandes ou não digeridas nas fezes; balançar a cabeça, mastigar o bridão, estender a língua, brigar com o bridão e resistir aos comandos; desempenho ruim e relutância ao fazer curvas ou parar; odor ruim vindo da boca ou narinas; traços de sangue na boca, principalmente durante a retirada da embocadura; ferimentos na língua e bochecha; descarga nasal com presença de pus e partículas de alimento; inchaço na face, mandíbula, lábios e bochecha.

Fonte: http://www.pecnordestefaec.org.br/2013/imagens/uploads/2013/07/A-import%C3%A2ncia-do-tratamento-dent%C3%A1rio-nos-equinos-M%C3%A1rcio-Araripe.pdf

Saiba como comprar equipamentos veterinários com os melhores preços. Clique aqui!

Dificuldades na alimentação equina pode ser indício de problemas odontológicos. Veja aqui!

Saiba realizar todas as ações de enfermagem em cavalos. Clique aqui!