A odontologia equina é uma das áreas da medicina veterinária que vem crescendo muito dentro da criação destes animais, tendo em vista que, a saúde bucal interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento do animal.
A odontologia equina oferece grandes benefícios a todos os segmentos da equinocultura, pois além de melhorar o desempenho esportivo, também influencia em toda a fisiologia do animal. Os equinos passam em torno de dezoito horas por dia mastigando e precisam que o alimento chegue bem triturado no seu trato digestivo para que, desta forma, os nutrientes dos alimentos sejam bem aproveitados.
Os dentes dos equinos crescem aproximadamente 0,4 mm ao ano, e graças à mastigação eles se mantêm com um tamanho normal. Caso o animal sofra algum acidente que ocasione falhas, o dente da arcada oposta cresce tentando preencher as falhas e gerando pontas de dentes que podem ferir a boca do animal, além de dificultar o processo de mastigação.
Quando o animal não se alimenta bem e larga capim ou ração e quando não ganha peso, estes fatores podem estar relacionados com problemas dentários relacionados à mastigação. Os problemas frequentes são a luxação da articulação têmporo mandibular (ATM), que provoca dores e dificulta a equitação e também os dentes de lobo, que podem provocar dores com o toque do bridão.
Dessa forma, cuidar da saúde bucal dos equinos é fundamental para garantir a saúde e consequentemente o rendimento do animal.
Qual a importância da odontologia equina?
Como realizar um exame odontológico?
Quais os materiais utilizados para procedimentos odontológicos?
Fonte: Info Escola
Adaptação: Escola do Cavalo