A anestesia é um dos métodos utilizados na medicina veterinária que oferecem grandes vantagens ao profissional e também ao paciente, uma vez que, com o uso da anestesia é possível maiores cuidados e melhores métodos de tratamento, evitando a dor para os animais e possibilitando que o profissional avance no trabalho.
A técnica de anestesiologia veterinária é um avanço na medicina cirúrgica. Anestesiar um animal significa suprimir temporariamente a dor, o método pode ser utilizado com fins exploratórios ou cirúrgicos e com ou sem perda da consciência.
Como o método é baseado geralmente em qualquer droga capaz de suprimir temporariamente a dor e que não ofereça risco à saúde do animal, é de suma importância que o profissional seja capacitado, que ele conheça a farmacodinâmica e a farmacocinética dos fármacos, e também o emprego de aparelhos anestésicos.
O profissional que trabalha no ramo precisa estar ciente e saber também indicar a melhor anestesia para cada caso; preparar o pré-anestésico; executar a anestesia perfeita; aplicar a medicação necessária durante a anestesia; verificar a frequência do pulso a da respiração e a da pressão arterial no início e no fim do processo.
Os materiais utilizados durante o procedimento com uso da anestesia são: aparelhos, máscaras, anestésicos, cânulas, abridores de boca, pinças de puxa-língua, injeções de urgência, seringas, agulhas, entre outros.
Como realizar a avaliação pré-anestésica?
Quais os diferentes protocolos de sedação e tranquilização?
Quer aprender a anestesiar um equino a campo? Confira.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Escola do Cavalo