O cavalo é um animal de características naturais voltadas para grandes espaços. Em outras palavras, possuem como inclinação o gosto pela liberdade. Porém, ao longo dos anos, o homem, para adaptar o animal segundo as suas conveniências, passou a direcioná-lo para o confinamento. Isso, para facilitar as ações de manejo e controle.
Entretanto, um animal preso por muitas horas pode começar a manifestar inquietação por meio das chamadas estereotipias, que são os comportamentos estranhos, como andar em círculos, animais que mordem madeiras, dentre outros movimentos repetitivos.
Isso é resultado da insatisfação do equino, sendo que estes comportamentos podem se transformar em distúrbios e alterações hormonais, comprometendo a saúde e o desempenho.
O problema pode ser evitado com a prevenção, ou seja, reduzir o tédio do animal e procurar ocupar o tempo do mesmo com alguma atividade. Outro caminho é o tratamento especializado contra estes vícios. Estes devem ser prescritos somente por um profissional da medicina veterinária.
Saiba como manter a qualidade de vida e bem-estar do seu animal. Confira.
Fonte: Comportamento equino