A distribuição do peso do animal, por cada região do corpo, além da medida específica de cada membro em relação ao chão, esta é a definição básica de aprumo, cujo quesito é utilizado principalmente em provas e concursos entre equinos para diferenciar um animal de outro, ou mesmo para uma avaliação pessoal de criadores.
Sendo assim, para se avaliar corretamente o aprumo do cavalo, o animal precisa estar em um local propício, ou seja, em um terreno plano e horizontal e com o suporte em conjunto dos membros. Desta forma, são traçadas linhas imaginárias, partindo de cada membro em questão, rumo ao solo, para que a análise seja precisa. Esta observação pode ser feita pela parte da frente, lateral ou costas do animal.
O aprumo dos membros posteriores, por exemplo, tem função fundamental na vida do animal, já que influencia diretamente nos movimentos que o impulsionam para frente, como em uma corrida, por exemplo, (propulsão).
A diferença entre estas medidas, quando analisadas por especialistas no assunto, pode também prejudicar a saúde do animal, na medida em que compromete o andamento correto. Estes defeitos podem ser o andamento aberto, fechado, cambaio, dentre outros.
Alguns destes defeitos podem ser corrigidos com a limpeza dos cascos ou através de métodos como casqueamento e ferrageamento, proporcionando melhor postura ao animal. Aconselha-se, alias que esta observação dos casos, seja realizada pelo menos uma vez por mês. O assunto aprumo é vasto, por vez complexo, e requer estudos, cursos, para que este universo da criação de cavalos possa ser de fato assimilado.
A claudicação pode afetar a postura do animal. Saiba como diagnosticar e tratar essa patologia. Clique aqui.
Fonte: Portal do Equino