A correta direção dos membros do animal em relação ao solo, de maneira que o peso seja distribuído e equilibrado, ou simplesmente a postura correta do equino é definido como aprumos, que pode ser medido por linhas imaginárias e mensuradores específicos.
Sendo assim, quando o cavalo não está devidamente “aprumado”, as patas sofrem pelo desgaste e o animal tem ainda o seu deslocamento comprometido.
Para se avaliar corretamente o aprumo de um animal, primeiramente deve-se contar com a ajuda de um profissional da área, que observará o equino em um solo liso e regular.
Vários são os motivos para que um aprumo esteja irregular, sendo que os mesmos podem atuar de maneira pontual ou integrada com outros problemas.
Alguns exemplos são: genética, exercícios físicos em demasia, casqueamento, problemas nutricionais durante a gestação, permanência sobre pisos inadequados, confinamento de potro jovem, dentre muitos outros motivos.
No primeiro sinal de aprumo irregular, leve seu animal para uma consulta com algum especialista. Embora a correção deste problema seja complicada, somente o profissional poderá recomendar o melhor caminho para que o animal tenha uma vida saudável.
É importante que haja um acompanhamento do sistema locomotor, sendo necessário que o profissional utilize equipamentos adequados para corrigir a postura do animal. Veja aqui.
Fonte: Hipologando