O equilíbrio podal dos equinos

Os cascos dos equinos exercem uma função de grande importância na sustentação do peso do animal e na redução do impacto, além de proteção e equilíbrio. É, portanto uma parte do corpo que merece uma atenção permanente por parte do proprietário.

O bom estado dos membros, que possui três camadas, é também denominado equilíbrio podal. Somente com esse equilíbrio será possível que o peso esteja bem distribuído, proporcionando um bom desempenho seja em competições esportivas ou mesmo em deslocamentos corriqueiros.

Porém, a frequência de animais com cascos desbalanceados é muito alta no Brasil, país que tem o quarto maior rebanho equino do mundo, com um número estimado de aproximadamente 5,5 milhões de animais, ficando atrás apenas  dos Estados Unidos, China e México.

Tais problemas nos casos costumam ainda ser a causa dos principais problemas de claudicação. Por isso, é de suma importância que o proprietário realize a aferição biométrica, sempre que possível, para a verificação de alguma possível anormalidade.

Através do método é possível que seja mensurada as estruturas internas e externas, proporção, diâmetros, ângulos, enfim, uma série de itens para a verificação ou não das assimetrias do local, bem como as possíveis causas e erros de manejo.

O procedimento, no entanto, requer a intervenção de um profissional especializado, que utilizará as ferramentas e métodos específicos para a análise correta que a aferição biométrica necessita.

 

O uso de ferramentas adequadas é fundamental para esse tipo de procedimento. Saiba mais.

Fonte: RedVet