O andamento dos equinos quando se deslocam são classificados em quatro tipos, são eles o passo, trote, cânter – meio galope ou galope macio – e o galope total.
O passo, o trote e o cânter são subdivididos na dressage que é a arte de educar os equinos segundo as exigências do aprendizado. O passo pode ser calmo, ordinário, alongado ou livre. Já o cânter pode ser calmo, ordinário, de trabalho e alongado.
O passo é o andamento natural do animal que acontece em quatro tempos marcado pela progressão de cada par lateral de pés. Se o deslocamento começar com a perna posterior esquerda, a sequência seguida é a posterior esquerda, a dianteira esquerda, a posterior direita e a anterior direita.
Quando o animal está em passo calmo os pés de trás atingem o solo adiante das pegadas feitas pelos pés da frente. Quando está a passo ordinário os passos são mais curtos e mais elevados, e os pés de trás atingem o solo atrás das pegadas dos pés dianteiros. Já no passo alongado os pés de trás atingem o chãoantes das impressões dos pés da frente. E quando o animal esta em passo livre todo o esquema é prolongado.
O trote é andamento simétrico a dois tempos, um par diagonal de pernas atinge o solo ao mesmo tempo e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta apoiado no outro par diagonal.
No cânter o animal apresenta um andamento a três tempos, avança com a perna dianteira direita quando gira para a direita e vice-versa.
O galope total é o mais rápido, sofre variações na sequência de acordo com a velocidade em que o animal galopa. Com a perna dianteira direita na liderança a sequência de pisadas é a posterior esquerda, posterior direita, dianteira esquerda, dianteira direita, seguido de um período de suspensão total, ou seja, todos os pés ficam no ar.
Fonte: www.tudosobrecavalos.com
Como obter as principais projeções radiográfica sem equinos? Clique aqui!
Diagnóstico e interpretação dos principais achados radiográficos da osteoartrite. Veja aqui!