Nutrição de cavalos atletas: entenda os principais pontos ligados à alimentação

Nutrição de cavalos atletas entenda os principais pontos ligados à alimentação

Os cuidados com a nutrição de cavalos atletas precisam considerar diferentes aspectos para que a saúde dos animais seja garantida e, assim, eles continuem exercitando corretamente. Para isso, o manejo nutricional exige a implementação balanceada entre alimentos concentrados e volumosos. 

Isso porque a quantidade de compostos energéticos e suplementos que necessitam ser oferecidos ao cavalo são maiores. Além disso, há um conjunto de fatores que devem ser pensados para que o manejo aconteça corretamente, como idade, peso, sexo, temperamento, questões ambientais e a atividade física desempenhada. Porém, não significa que a alimentação seja em excesso, ao contrário, deve ser equilibrada. 

Ficou interessado em saber mais sobre a nutrição de cavalos atletas? Continue a leitura deste artigo e conheça mais informações.

Como fazer o manejo nutricional?

No geral, há cinco pontos que envolvem o manejo nutricional para um cavalo, seja ele esportista ou não:

  • água
  • energia
  • minerais
  • proteínas
  • vitaminas

A nutrição de cavalos atletas requer atenção ao tempo em que cada alimento passa no sistema digestório animal, ou seja, o período de processamento da comida em cada compartimento digestivo. A sugestão é que o fornecimento de ração e capim tenha um intervalo de duas horas. Isso auxilia no processo de assimilação dos alimentos e evita o não aproveitamento dos nutrientes que serão eliminados, bem como impede cólicas gastrointestinais.

É fundamental destacar que os alimentos mais energéticos são ricos em amido, fibras, gordura e, até mesmo, mas em menor quantidade, proteínas. Devido à glicose, no organismo, essa molécula transforma-se em energia. Para equinos competidores, é fundamental oferecer gramas, água e sal mineral. Além de complementar com outros nutrientes conforme o esporte e as condições físicas do cavalo.

Nunca se esqueça que o animal precisa ser alimentado de forma individual, assim como saber qual é o peso e o estado de saúde. Essa avaliação precisa ser feita por médicos veterinários que perceberão alterações físicas ou no organismo, indicando qual a melhor forma de tratar. 

O alimento concentrado precisa ser dado de modo intercalado entre três e quatro turnos durante o dia. À noite, dê mais feno, o que aumenta a retenção no intestino e, consequentemente, de energia. Além disso, ofereça água e eletrólitos. 

Outras dicas para a nutrição de cavalos atletas é sempre molhar os alimentos que estão em forma de pó. O sal mineral deve ficar no cocho de forma abundante para o animal. A quantidade de capim fresco ou feno deve corresponder a terça parte da alimentação e sempre de alta qualidade.

Além da alimentação, cuide da hidratação na nutrição de cavalos atletas

É fundamental que a água oferecida ao animal seja limpa e fresca sempre. Esse item é fundamental para a nutrição de cavalos atletas. Por isso, forneça à vontade para o animal. 

Por fim, no dia de realização do esporte, animais de grande desempenho e que praticam atividades de curto tempo necessitam de cuidados específicos, como não dar feno nas últimas 12 horas que antecedem a competição, nem ração quando faltar cinco horas. A água é abundante.

Para cavalos com desempenho regular, mas que praticam atividades de média duração, o feno deve ser administrado em quantidades menores, sempre dar água, mas a ração também é suspensa nas últimas cinco horas da competição.

Já aqueles que praticam atividade de grande tempo, porém de pouca força, precisam que, além da água, sejam dados eletrólitos que evitam desidratação. Isso deve ser feito antes e no começo da competição. O feno deve ser sem restrições, além de fibras. Contudo, não deve ser oferecida, ou diminuída, a quantidade de ração.

Porém, quando não são seguidas as recomendações para nutrição de cavalos atletas, adversidades podem ocorrer. Saber como agir em situações de emergência é crucial para salvar os animais. O Curso de Primeiros Socorros em Equinos oferece aulas práticas com o objetivo de apresentar os principais sinais clínicos que evidenciam problemas. Assim, a tomada de decisão será segura e rápida.


Fontes: Ferraz Máquinas; IFGoiano; Compre Rural; Agrolink; Cavalo Atleta; Portal do Agronegócio.