A cólica equina é um mal que acomete os equinos em grande escala, é um dos problemas digestivos mais comuns e graves podendo levar o animal à morte.
Foram observados que fatores como a mudança na alimentação e no manejo pode aumentar em até 30% a possibilidade do desenvolvimento do problema.
A cólica equina é causada por várias patologias, sendo que cada uma delas precisa de um tratamento específico. Os animais acometidos pela cólica equina começam a cavar, a olhar para a barriga, deitam e levantam podendo até rolar.
Os animais que sofrem uma bruta modificação na alimentação estão mais propensos ao desenvolvimento da cólica, por exemplo, um animal que está acostumado a pastar 18 horas por dia, é retirado do seu ambiente natural e colocado dentro de uma baia, onde receberá grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo sofrem com o desenvolvimento da cólica.
Os animais acometidos pela cólica podem sofrer uma morte rápida, para evitar que isso aconteça pode-se passar a sonda nasogástrica no animal acometido, a sonda lava o estômago e tira o conteúdo, já que os equinos não vomitam e dessa forma não colocam o alimento para fora.
Você sabe reconhecer todos os sintomas da cólica equina?
Conheça as melhores práticas de manejo alimentar dos equinos.
Fonte: Rural BR
Adaptação: Escola do Cavalo