Mormo nos equino

Mormo equino O mormo equino é uma doença preocupante, uma vez que, não existe tratamento e os animais quando são acometidos devem ser sacrificados. Além de ser uma doença altamente infectocontagiosa que pode ser transmitida a outros animais e ao ser humano.

A doença pode ser manifestar sob a forma nasal, pulmonar e cutânea provocando nódulos e ulcerações no trato intestinal superior e também nos pulmões. O mormo também pode acometer o sistema linfático quando há a formação de abscessos nos linfonodos, que compreende os órgãos que fazem parte do sistema de defesa do organismo dos animais.

Quando os animais são acometidos pela doença eles apresentam febre, perda de apetite, corrimento nasal mucopurulento, dificuldade de respirar, tosse e debilidade geral. Como os sintomas são parecidos com os observados em outras doenças, para se diagnosticar o mormo é preciso que o animal passe por exames laboratoriais.

A transmissão acontece quando os animais sadios entram em contato com as secreções e excreções dos animais doentes, podendo a infecção acontecer através da via digestiva, respiratória, genital ou cutânea.

 

Fonte: Mundo Equestre 

 

Como diferenciar o animal saudável do animal doente? Veja aqui!

Quais  lesões musculares são causas de graves patologias que podem levar o animal a morte? Clique aqui.

Equipamentos para a clínica Veterinária de Grandes Animais. Confira!   

 

Conheça o Curso de Primeiro Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos