Popularmente conhecida como “mal de segunda feira”, a Miopatia de Esforço, ocorre principalmente em animais atletas, já que na maioria das vezes está associada a esforços físicos e pode afetar músculos de várias partes do corpo.
O processo de comprometimento dos músculos ocorre em virtude da quebra exagerada de reservas de glicose, mais do que de oxigênio, gerando ácido lático, fator determinante para causar irritações e fissuras das fibras musculares.
Os principais sinais clínicos da doença se manifestam com a dificuldade de locomoção do animal, juntamente com dores generalizadas. Quase sempre os animais portadores desta enfermidade suam em demasia e contraem alguns dos principais grupos musculares, além de apresentar urina de coloração escura.
Apesar de grande parte dos casos estarem associado ao esforço físico, a doença também ocorre por conta de problemas nutricionais e deficiências de algumas vitaminas.
Os tratamentos são focados, em linhas gerais, pelo controle da dor, por meio de injeções e medicamentos específicos, além de suplementação, dependendo de cada caso.
Pode-se ainda evitar a doença com um bom programa de exercícios e alimentação orientado por um profissional capacitado.
O manejo nutricional e a suplementação adequada são fatores essenciais para garantir o bem-estar do animal. Clique e confira.
Fonte: Grupequi Ufal