A mieloencefalomielite protozoária se caracteriza como uma doença que afeta o sistema nervoso central dos animais. É causada pelo parasita esporozoíto Sarcocystisneurona. A infecção se dá através da ingestão do parasita na forma de esporozoítosque posteriormente penetram nas células do endotélio dos vasos através do trato intestinal. Quando presentes nos vasos evoluem para merozoítos e atravessam a barreira hematoencefálica. Depois o parasita se instala no tronco cerebral e na medula espinhal.
Os sintomas vão variar de acordo com a localização e gravidade das lesões. No início os animais apresentam fraqueza, arrastar de pinças, tropeço e incoordenação, depois podem apresentar atrofia muscular paralisia do nervo facial, disfagia, sudorese regional e insensibilidade em regiões da cabeça e pescoço.
O diagnóstico é dado com base nos sinais neurológicos, principalmente a incoordenação nos membros posteriores e sinais de atrofia de grupos musculares. A confirmação é feita após a realização de exames do soro e do líquido cefalorraquidiano visando à detecção de anticorpos.
O tratamento pode ser feito com piremetamina associado à sulfa e trimetopim, ambos via oral. A inflamação do sistema nervoso central pode ser reduzida com o uso deflunixinmeglumine intramuscular.
Fonte: Universidade Federal do Paraná