Por mais eficiente que seja o cuidado e a prevenção, não é raro vivenciar situações de emergência no dia a dia de quem trabalha com cavalos. Nessas horas, além do conhecimento técnico de um profissional, é recomendado ter acesso a alguns dos principais medicamentos para equinos.
Alguns itens são indispensáveis quando falamos em montar uma farmácia na propriedade. Mas, tão importante quanto ter os medicamentos, são as condições de mantê-los estocados. Se você está pensando em montar a sua farmácia ou atualizar os itens que já tem, te convido a continuar a leitura desse artigo para saber tudo sobre medicamentos para equinos. Boa leitura!
O que não pode faltar em uma farmácia na propriedade
Já imaginou um animal ir a óbito por falta de um medicamento veterinário que poderia estar próximo a você? Alguns medicamentos são fundamentais para equinos e tê-los com fácil acesso permite agir de forma rápida e inteligente.
A recomendação é montar uma farmácia básica dentro do próprio haras. Além de salvar vidas, os itens dessa farmácia irão ajudá-lo a tratar de problemas corriqueiros e colaborar com os primeiros socorros, se necessário.
Entre os medicamentos para equinos que não podem faltar estão:
- Antiinflamatórios: Além de evitar a inflamação causada por uma série de doenças e outros problemas comuns da rotina, também costumam servir como analgésico e antitérmico, eliminando dores e febre;
- Antibióticos: Necessário no tratamento de diversos processos infecciosos causados por bactérias, sendo que a prescrição e administração do medicamento são aspectos importantes para que o animal recupere a saúde;
- Antimicrobianos: Utilizados para evitar infecções, a exemplo das urinárias e dermatológicas, ou outros problemas relacionados a alguns microrganismos;
- Cicatrizantes e repelentes: Auxiliam no tratamento de feridas comuns, evitando que estas se tornem um berço de larvas e bicheiras;
- Pomadas: De uso tópico, podem ser usadas em assaduras ou diante de situações oftálmicas.
Além desses produtos, é recomendado manter um estoque de gaze estéril, luva de procedimento, seringas, agulhas, ataduras, esparadrapo, solução fisiológica e solução de iodo para limpeza de feridas.
Cuidados com medicamentos para equinos
Manter uma farmácia na propriedade requer estruturação, manutenção, conservação, organização e limpeza, afinal os produtos farmacêuticos requerem cuidado. O tamanho da instalação e quantidade de cada medicamento dependerá da quantidade de cavalos na propriedade.
Em relação ao controle com os remédios, por exemplo, deve-se organizar um estoque por categoria e se atentar sempre à data de validade. Outro cuidado tem relação com as práticas de conservação que o produto exige, principalmente a temperatura que precisa ser mantida.
O funcionário que ficará a cargo da farmácia deve ser capacitado para executar as funções, evitando desperdícios e tomando os devidos cuidados ao realizar o descarte dos produtos, materiais e resíduos.
Vale reforçar que nem todos os medicamentos para equinos podem ser administrados sem prescrição médica, portanto leia atentamente a bula e certifique-se da aplicação.
Como agir em caso de emergência
Toda propriedade que lida com animais deveria se preocupar em realizar ações de manejo preventivo para saber como enfrentar situações inesperadas. Com os cavalos não é diferente. Alguns problemas, como a cólica em equinos, necessitam de socorro imediato e algumas atitudes podem evitar a perda do animal.
Quer estar preparado para avaliar emergências de forma rápida e assertiva? Saiba como o Curso de Primeiros Socorros em Equinos pode agregar conhecimento na sua rotina!
Fontes: Criação de Cavalos 1, Criação de Cavalos 2, Rural Pecuária,Rancho São Miguel,Cavalus, Ourofino Saúde Animal.